terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pastoral do Imigrante de Curitiba a 10ª Festa Latino-Americana


A Pastoral do Migrante de Curitiba realizou no  domingo (21) a 10ª Festa Latino-Americana. no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, A festa começou  com uma missa,  celebrada pelos ,Padres Gustot Lucien haitiano  ,Mario Geremias Pastoral dos Imigrantes São Paulo ,  Padre Armelindo, Padre Agenor e a participação do Coral Bom Jesus e a coordenadora da Pastoral  Elizete Sant Anna ,Padre Mario diz que temos que agradecer a Deus pelas diferencias culturais marcadas pela alegria , vitorias  e dores . O diferente e um dom ,uma riqueza uma oportunidade , e nunca deve ser tratado como um problema. 

A 10ª edição da Festa Latino Americana foi  promovida pela Pastoral do Migrante da Arquidiocese  visa promover uma integração dos povos e culturas da América Latina e dar visibilidade à realidade migratória dos latinos que escolheram o Brasil como sua nova pátria. 

A Pastoral Arquidiocesana atua com os imigrantes, os migrantes internos - pessoas que circulam dentro do País em busca de pão, trabalho e dignidade -, migrantes em trânsito – pessoas que vivem no País, mas em busca de outro local para morar , com os refugiados e com os deportados, aqui a Pastoral dos imigrantes de Curitiba atua desde a década de 1980 na área dos direitos humanos, com enfoque na migração, tem um destaque especial no trabalho com Haitianos , certamente sem a ajuda a vida deles seria muito dura. Houve apresentações folclóricas, de música, dança e poesia. Também   um espaço especial para as crianças, com brinquedos e jogos. A festa contou com a presença de imigrantes  da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, México, Bolívia, Peru, Cuba, Equador, El Salvador, Haiti, Venezuela.e também como a presença da Pastoral do Imigrante de São Paulo através dos vários imigrantes que viajaram para  participar da integração latino americana.  
 Miguel Ahumada
Pastoral dos Imigrantes São Paulo





Nenhum comentário:

Postar um comentário