segunda-feira, 15 de junho de 2015

30ª semana do migrante em todo o pais


Foi aberta neste Domingo 14, em todo país, pelo Serviço Pastoral do Migrante a 30ª Semana do Migrante que prossegue   ate o dia 21 de junho sobre  Tema: “Sociedade e Migração” Lema: “Não ao preconceito, por direitos e participação!” .A semana é de intensa atividade, com celebrações, seminários, mobilização da Igreja e da sociedade.

Em Santo André a missa foi celebrada pelo Padre Luis Espinnel  com a presença de 12 países de comunidades de imigrantes  na sua homilia o Padre Luis  diz que é   fundamental  o caminho para a construção de uma sociedade justa  de acolhida , fraterna o respeito a a todas as pessoas em dignidade e diferentes em suas identidades culturais , 
na convivência e na relação c
om o outro , é possível  enriquecer e construir um mundo diferente . Considerando o principio da dignidade humana é urgente uma politica migratória pautada pela promoção dos direitos humanos , trabalhar para minimizar o preconceito e a discriminação , o fluxo migratório atual o mundo  constitui o maior movimento de todos os tempos .

É necessário debater o tema pelo seu conteúdo e significado politico, a grave crise econômica mundial obriga o deslocamento de um pais para outro em busca de oportunidades para uma vida digna. Junta-se a esta processo , as inúmeras crises politicas responsáveis pelos inúmeros conflitos bélicos que causam milhões de migrantes os quais são obrigados a deixar seus países para buscar proteção e segurança.


Nesta semana uma reflexão. Peço a proteção divina a todos os migrantes que deixaram suas casas em busca de novas oportunidades em outro país. Para os refugiados, que são forçados a deixar suas casas por ameaças de violência. Para os migrantes  vítimas do tráfico de seres humanos. Para os imigrantes, que muitas vezes deixam para trás seus amigos e familiares, em busca uma vida melhor e mais oportunidades em outros lugares. Oro especialmente para sua proteção em crianças migrantes que são vulneráveis à exploração e abuso nas mãos de outras pessoas.

Boa semana a todos


Miguel Ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário